terça-feira, 8 de março de 2011

SOBRE O CROMOSSOMA XX


 "La femme au chat" -  Auguste RENOIR (1880)

Se vos falasse agora de cromossomas, de núcleos, de mitose, de células, de cadeias de proteínas, de genes, de ADN, etc, etc, aposto que desistiriam de ler o restante conteúdo desta mensagem, e mais uma vez iriam pensar que ensandeci (não! Ainda não é desta!).
Os cromossomas XX são, como se sabe, aqueles que determinam o sexo nos indivíduos, neste caso, o sexo feminino. 
Hoje, 8 de Março, é o dia que muitos e muitas, aproveitam para enaltecer a grandiosidade da nossa espécie, embora já tenha afirmado vezes sem conta; a celebração de dias com datas pré definidas no calendário são sempre que um homem (ou mulher) quiser.
        
Mesmo que os relatórios da ONU revelem que há 57 milhões de homens a mais que mulheres em todo o mundo (estará o planeta perante a extinção, a longo prazo, do sexo feminino?!), que os homens estejam em minoria no continente europeu, que as mulheres continuem a maioria entre a população idosa em todas as regiões do mundo, que 32% das mulheres morram mais de doenças do coração contra 27% dos homens, que as mulheres sejam as maiores vitímas da violência no mundo, que as mulheres continuem a sofrer de descriminação no trabalho ganhando menos que os homens e façam jornadas de trabalho mais longas... Por mais que escrevam ou que digam horrores, o mundo, sem a espécie cromossomática XX ficaria uma desgraça, um jardim sem flores, um deserto, uma pasmaceira,...
É portanto, de todo o interesse para a humanidade, tratar esta espécie com todo o cuidado e carinho. (Se um dia nos extinguimos, quero ver depois, como é!... )
Apetece enviar para todas as Mulheres do mundo, em especial para as minhas amigas de carne e osso, leitoras ou seguidoras, um forte abraço.
Termino parafraseando, o poeta, o compositor e cantor Jean Ferrat; le poète a toujours raison, la femme est l'avenir de l'homme...
(Désolée pour les hommes...) ;)
(este tema continua nos próximos "episódios")

Sem comentários:

Enviar um comentário