segunda-feira, 7 de março de 2011

"Pão-de-forma", hippies e o Woodstock

Revivalismo, saudosismo ou simples parvoíce, aproveitar o espaço de um blogue para escrever sobre esta carripana de quatro rodas. Esta carripana, não sendo propriamente do meu Tempo, considero-a ainda assim, símbolo da geração "the love generation", nas décadas 60 e 70.
Enquanto a Citroen não satisfaz o desejo de requinte dos saudositas de outro ícone automóvel - o 2 Cavalos; a marca alemã Wolksvagen já se encarregou de o fazer com a chegada do novo modelo do conhecido "pão-de-forma", a mítica carrinha dos anos supra mencionados.

Ao ler esta notícia, de imediato, a minha mente desceu "às catacumbas do Tempo", mais precisamente, à época da tresloucada geração hippie.
Free Smiley Courtesy of www.millan.net 
Hippies!!... jovens de cabelo comprido, fita ou coroa de flores na cabeça, fumavam umas ervas estonteantes que os deixavam, psicadelicamente falando, como passarinhos voando sobre nuvens coloridas. 
Embuídos de uma filosofia de vida muito própria; os hippies eram ecologistas, vegetarianos, contestatários, apartidários e sobretudo, pacíficos. Assumiam-se como a contracultura da época, cujo famoso slogan "Make Love Not War" ainda me lembro de ver quando era criança, numa das paredes da estrela deste "passatempo" virtual. 
Um slogan que fazia todo o sentido tendo em conta, a inutilidade da guerra (todas as guerras são inúteis) entre a América e o Vietname, que servia apenas para consumir as vidas humanas e os doláres de uma nação onde o capitalismo, em ascensão dava já, sinais preocupantes de desigualdades económicas e sociais.


Pois, esta carrinha "pão-de-forma", lembra-me os hippies e estes, por sua, lembram-me o festival Woodstock, em 1969.
Por cá, os jovens eram mandados, a bem ou a mal, para o combate na guerra colonial; vivia-se a medo por culpa de um regime salazarento que tudo fazia para atrofiar e calar as mentes insurgentes (acredito que os "hippies" nacionais dessa altura, não tiveram vida fácil...).
Este movimento contracultura, hippie (o que ele simbolizava e representava) ficou para sempre associado ao festival Woodstock e como não podia deixar de ser, alastrou pelo Europa fora.
Em Portugal, creio que encontrou terreno fértil para crescer, em Coimbra, através da conhecida crise estudantil de 69. Mentes brilhantes, corajosas e cheias de audácia, souberam aproveitar a onda da "Flower Power" e da "Peace and Love" de tal forma que, uns anos mais tarde, em 1974, a gigantesca mordaça nacional que oprimia o povo, seria finalmente retirada.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário