A demagogia é uma palavra de origem grega que significa "a arte de conduzir o povo" (Wikipédia). Porém, o conceito desta arte de conduzir o povo sofreu ao longo do Tempo, uma evolução semântica. O demagogo era considerado na Grécia antiga, o chefe ou condutor do povo, sem que houvesse qualquer sentido pejorativo associado à palavra.
Com a chegada de novos líderes como Platão e Aristóteles, o demagogo passou a utilizar a lisonja e os artifícios oratórios para impressionar e enganar o povo.
Estamos a falar da Antiguidade clássica, uns bons anos Antes da era Cristã, e, julgo que o conceito de demagogo como "aquele que diz ou propõe algo que não pode ser posto em prática, apenas para obter benefício ou compensação" (Wikipédia), ganhou raízes profundas ao longo dos tempos, na maioria dos chefes e condutores dos povos.
A demagogia está intimamente ligada à política e a prova de que temos tido grandes demagogos a (des)governar este país, está à vista de todos.
O dia 5 de Junho poderá ser um dia histórico se todos contribuirmos para isso. É pois, necessário e urgente, correr com as demagogias instaladas e demais demagogos que são, desde há muito, os principais responsáveis pelo estado actual do país.
Termino com a Lena d'Água que cantava este "hino" anti demagogia, corria o ano de 1982.
Mais uma vez, o passado na vanguarda do presente.
DEMAGOGIA - letra e música de Luis Pedro Fonseca
Dão nas vistas em qualquer lugar Jogando com as palavras como ninguém Sabem como hão-de contornar As mais directas perguntas Aproveitam todo o espaço Que lhes oferecem na rádio e nos jornais E falam com desembaraço Como se fossem formados em falar demais Demagogia feita à maneira É como queijo numa ratoeira P’ra levar a água ao seu moinho Têm nas mãos uma lata descomunal Prometem muito pão e vinho Quando abre a caça eleitoral Desde que se vêem no poleiro São atacados de amnésia total Desde o último até ao primeiro Vão-se curar em banquetes, numa social Demagogia feita à maneira É como queijo numa ratoeira | ||
Olá,
ResponderEliminarMas que giro! Ao começar a ler, veio-me à ideia a Lena de Água. Quando não foi a surpresa... lá estava tudo: Música, letra e a correcta denúncia que faz com este post.
Muito oportuno este alerta para a demagogia dos nossos políticos.
ResponderEliminarEles até pagam para que alguns figurantes façam de palhaços e o circo seja mais abrangente.
Espero que no dia 05 de Junho esta palhaçada tenha um fim. Espero ainda que sejam obrigados a repôr tudo quanto os roubaram e destruíram.