quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reavivar espaços que o Estado encerrou

 
(A vista sobre a Serra de Santo António captada de um alpendre, em Alcaria. Foto retirada daqui)

Chama-se Benvinda Januário.
Dedicou a sua vida profissional ao então denominado ex ensino "primário". Depois da aposentação, não cruzou os braços e candidatou-se à Junta de Freguesia da sua terra natal. 
Alcaria é pois, a mais pequena freguesia do concelho de Porto de Mós e por isso, uma das que tem os dias contados enquanto tal.
Foi das primeiras localidades a encerrar a sua escola por falta de crianças (já lá vão uns anos) e em contrapartida viu a população idosa aumentar drasticamente mas, nem tudo é mau. 
A aldeia tornou-se na última década e meia, refúgio para muitos citadinos oriundos das mais variadas urbes portuguesas, pela paz e sossego que proporciona, em pleno Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.
Convém referir que a cor política desta ainda Presidente de Junta não tem qualquer relevância para o caso. Para o caso, importa sim, referir que esta ex colega meteu mãos à obra, reaproveitando, revitalizando  espaços públicos que o Estado foi encerrando ao longo dos anos.
Assim, o antigo Posto Médico daquela freguesia reabriu com algumas mais-valias, sobretudo para os habitantes mais idosos: serviços médicos prestados em regime de voluntariado é apenas uma dessas mais-valias.
A iniciativa foi notícia de jornal e acredito que o empenho, contrariamente ao protagonismo de muito boa gente de renome por este país fora, teve como única e real intenção a de servir e ajudar a população local.
São pequenos grandes gestos como este que nos enchem de orgulho e seria óptimo que este exemplo se repetisse noutros recantos do país.

5 comentários:

  1. Estas pessoas são exemplos vivos daquilo que se pode fazer hoje neste país. Com voluntários conseguem-se coisas que o nosso estado retira sem dar nenhuma outra oportunidade.
    Parabéns por tão bela iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Também eu me sentiria orgulhosa desta cidadã.

    ResponderEliminar
  3. Nestes locais é que era oportuno manter uma junta de freguesia a funcionar. Com gente escolhida a dedo, a funcionar em regime de voluntariado, se necessário fosse.
    O Estado serviria só para fazer o enquadramento administrativo.

    Conheço relativamente bem essa área, por lá andei, Casal Ventoso, Serra dos Candeeiros, subir às torres dos sistemas irradiantes de antenas de rádio, sou radioamador há muitos anos e até com o meu carro particular lá andei...

    Bonitos e airosos locais!

    ResponderEliminar
  4. Olá Relogio de Corda,

    Agradeço as tuas palavras na altura da minha "despedida" do meu blog. Não penses que há assim tanta tristeza em escrever a palavra FIM porque tudo tem um fim mas também pode-se sempre recomeçar. Não fechei portas nenhumas. O meu blog continua aberto. E com esta palavra fim, pude recomeçar, devagarinho, a abrir as portas do voluntariado, como bem falas no teu texto, que eu tinha deixado em Junho de 2011 por não conseguir conciliar tudo com o estado de espírito em que me encontrava.
    Hoje está a ver a palavra COMEÇO me torna feliz, não há tristeza nenhuma, saudade, sim...

    Beijinhos
    Verdinha

    ResponderEliminar
  5. Olá Verdinha! Que bom voltar a ler os seus comentários. Fico muito contente por saber que a palavra "fim" foi para si , afinal, um recomeço.
    Deixe-me o seu email contactando para o meu, que anda algures por aqui. Beijinhos

    ResponderEliminar