quarta-feira, 30 de março de 2011

A vaca, a escola e eu

Isto de ser teacher tem que se lhe diga. Tarefa cada vez mais complicada porque a ignorância e o desinteresse pela escola, crescem ao ritmo da velocidade dos Kbps da internet. Pergunto-me, às vezes, se não era melhor desaparecer, desistir da profissão ou abandonar a criançada à sua sorte... A maior parte das vezes, ficamos com a sensação de que o esforço foi (é) em vão.
Depois de passarmos aulas e dias, falando sobre animais domésticos e selvagens, sobre as características dos animais, vermos imagens, vermos vídeos, fazermos fichas de trabalho...
Hoje, foi dia de ficha de avaliação do Estudo do Meio para o 2º ano. Havia um exercício com lacunas e ao lado, encontrava-se a imagem de uma vaca:
 
A ______(vaca) vive na _______(terra). Para se deslocar __________ (anda) com a ajuda das ________(patas). Tem o corpo coberto de _______(pêlos) e nasce da _________(barriga da mãe).

Acabado de ler o exercício, voltei a ler frase por frase para aqueles cuja compreensão e dificuldades, não dão para mais, infelizmente. Para se deslocar , a vaca anda com a ajuda  das... das...?!??!?!??... Esperando eu, que me saísse a sorte grande com uma resposta acertada. Não!
Eis que uma criança responde lá do seu canto: a vaca anda com a ajuda das tetas!!!!!!!!!!!
Meus amigos... não interessa descrever aqui, qual foi a minha reacção perante esta escabrosa resposta. Em linguagem corrente, digamos que seria isto: "passei-me!"
Chegada a hora do almoço, veio o desabafo com a colega:
- Eh, pá... Não te dá vontade quando é assim, de espetar umas chapadas valentes?!
Respondi eu:
- Então não dá!! Nem tu sabes quanto!
Acreditem que dá mesmo.

2 comentários:

  1. Bem, a criança deve ter imaginado as tetas a balançar! Então, se elas balançam, ajudam a andar!
    (estou brincando)

    ResponderEliminar