segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Do you blog me?

Do you blog me? 

Li algures que a crescente utilização dos blogues por parte de uma certa faixa etária (adulta) está a aumentar, em detrimento de outras mais jovens, que parecem mais arredados desta nova forma de expressão por via digital.
Perguntarão algumas pessoas: "para que serve um blogue?..." Ou ainda: "Como consegue alguém arranjar tempo e paciência para isto?"
Eu não sei. Talvez dê razão a quem um dia lhe chamou "passatempo". Um blogue é realmente uma forma de passar o TEMPO, como qualquer outra. 
Uma coisa eu sei. É inegável o gosto que a grande maioria dos "bloggers" tem pela escrita (fotografia ou música, por exemplo).

Quanto ao conteúdo destes ditos passatempos virtuais, restam poucas dúvidas. Salvo raras excepções, todos eles conseguem transmitir de uma forma ou de outra, marcas pessoais de quem os "sustenta"/administra.

4 comentários:

  1. Este post está muito bem feito e levanta questões bastante pertinentes.

    Como "passatempo", um blog faz por vezes com que o tempo se estique até às tantas da manhã, sem ter, por vezes, qualquer retorno, nem que fosse uma nota discordante; tal, transforma o passatempo em perda de tempo!

    (...) 'comentário' visível após aprovação ['acordo' prévio?] é frequente e, de tal maneira que, há dias, um blogue que sigo (e continuo), não só me cortou o comentário, como o administrador apagou o seu próprio post!!

    Penso que, esta, foi de caixão à cova!...

    Depois, temos os anónimos que são bem amados quando porreirinhos, e o diabo, quando o não são!

    Se houver paciência, e porque é uma coincidência escrever-se sobre estes 'problemas', gostaria que se desse ao trabalho de ler o que escrevinhei no último post do m/blogue, onde abordo o Anonimato:

    http://munhodoalfobre.blogspot.com

    (gostava de uma crítica, porque não sou dono de verdades!)

    Estou de acordo c/a opinião do "Relógio" quando diz que a blogosfera pode ser "elitista". E... acrescento que há muitas 'élitisses' neste mundo de escrita!

    Desde que escrevi o post no "Munho do Alfobre", sei que vou sofrer 'cortes'... e vai haver quem me vá condenar ao ostracismo! Mas, isso a dar-se, não me fará a mínima diferença, porque não sou jornalista moderno que tem de escrever de acordo com a voz do dono.
    Infelizmente, um blogue de um jornalista que sigo (seguia), foi obrigado a calar-se, na medida em que não lhe tapavam a boca mas esvaziaram-lhe o estômago, com o desemprego(...)

    C/os meus cumprimentos,
    César Ramos

    ResponderEliminar
  2. Sim, a blogosfera tem elitistas e te-los-á porque na chamada «vida real» (como se aqui na blogosfera ela não o fosse...)existem pessoas elitistas.
    De facto, os adolescentes parecem aderir com mais facilidade às grandes redes sociais do que aos blogues. Talvez seja porque, do meu ponto de vista, manter um blogue implica trabalho constante de pesquisa, alguma capacidade de redacção e de argumentação e curiosidade por saberes diversos.

    Por outro lado, as generalizações também acabam por ser sempre injustas... No caso do meu blogue, verifiquei que tinha um seguidor adolescente (penso que frequenta o ensino secundário) - jP, le miseráble - cujo blogue é verdadeiramente interessante, quer no plano dos interesses, quer em relação à escrita produzida...

    Este tema daria pano para mangas...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. César
    Dizer que um blogue, enquanto "passatempo" é perda de tempo, não parece muito justo. Pode não haver o tal retorno que refere, mas isso não faz desse espaço uma perda de nada. Possivelmente será uma perda, sim para quem ainda não o descobriu.
    Austeriana, tem razão. Este tema daria pano para muitas mangas. Também já passei por esse tal blogue (JP...) e é verdade que não imaginava um adolescente atrás de um blogue. Mas há situações assim (cá em casa, tenho algo semelhante). Adolescentes que escrevem como adultos e que nos baralham por completo.

    ResponderEliminar
  4. [...] bem, eu disse perda de tempo - à laia de desabafo - mas, é mau quando ficamos a 'falar' para o "boneco"!

    Ou, pelo menos, pensamos que estamos a falar para o boneco.

    O tal jornalista a que me referi há dias, por norma tinha comentários: 0 (zero)!!

    Ora vejam lá se tinha, ou não quem o lia se, por via disso, não consegue arranjar trabalho!

    Os outros... é que não perderam tempo em o calar!


    Tudo de bom para si,
    Bom Domingo

    César

    ResponderEliminar